três_corpos

CORPO | Hábitos que impulsionam a realização

Na noite de 08 de dezembro de 2015, fechamos o último hangout da série de abordagens introdutórias da Realização Integral – Quatro Dimensões do Ser. Ontem falamos sobre CORPO | Hábitos que impulsionam a realização. Nesse post apresentamos o tema e os treinos sugeridos para desenvolver essa estrutura tão importante, nosso templo sagrado, que reflete nosso equilíbrio ou desequilíbrio nas demais dimensões.

Pela perspectiva do Modelo Integral de Ken Wilber, o corpo é na verdade, uma trindade de corpos:

três_corpos

Em pleno século XXI, quando pesquisadores das mais renomadas universidades e centros científicos do mundo estão cruzando suas pesquisas e convergindo seus resultados em prol de uma abordagem mais abrangente e completa, fica cada vez mais visível que o corpo é o terreno onde podemos exercer nossa essência divina.

Aquilo que até pouco tempo atrás, era objeto de defesa da fé, agora é defendido pelo meio científico. De tudo isso, podemos extrair a máxima de é preciso cuidar melhor da nossa primeira morada e meio com o qual alcançamos e desfrutamos da realização: o nosso corpo.

“Você é uma incrível formação orgânica de incontáveis partes e processos, todos trabalhando juntos em harmonia para fazer surgir a sua realidade física.” (do livro A Prática da Vida Integral, p. 150)

Cada um dos três corpos é interdependente e interligado a um estado, como podemos observar na figura abaixo:

Corpos_Estados

O CORPO FÍSICO GROSSEIRO é onde acontece experiência de dados sensoriais ligados aos órgãos do sentido, através deles percebemos os móveis ao nosso redor, a natureza, os cheiros, sons, vozes, etc. É o corpo que corresponde diretamente às leis da física, tem aspecto visível e ordenado.

O CORPO DE ENERGIA SUTIL envolve a percepção das emoções, imagens subjetivas, ideais, sonhos lúcidos, visões (projeções) e arquétipos (conjunto de imagens psíquicas presentes no inconsciente coletivo que seria a parte mais profunda do inconsciente humano). Como podemos ver no quadro abaixo, a energia sutil se manifesta de diferentes formas, atingindo outros corpos, por isso a prática da Yoga ou T’ai Chi, por exemplo, são tão efetivos no equilíbrio corpóreo.

Energias_Corpos

O CORPO TRANSCENDENTE CAUSAL é tido como a fonte mais profunda do EU. Segundo o Modelo Integral, é o espaço e o apoio a partir do qual as energias e corpos sutis e grosseiro podem surgir.

“Sempre que entra em estados sutis por meio de meditação, pensamentos, visões ou emoções, você está animando o corpo sutil. Sempre que descansa no silêncio de pura percepção e se liberta para o infinito, você atua em sintonia com o corpo causal,” (PVI, p. 151)

Diante desse magnífico conhecimento, como transformá-lo em sabedoria para nossa vida? Por meio de TREINO!

Treino

Questione-se: a construção de novos hábitos fará a diferença nos seus resultados materiais, emocionais, cognitivos e espirituais? A decisão é sua. Opte por conduzir a sua vida, SEMPRE.

Espero que esse conteúdo verdadeiramente estimule e ajude você a encontrar o caminho de equilíbrio para o cuidado com a sua saúde. Iremos um pouco mais a fundo nesses aspectos em postagens futuras.

Se você não viu nosso hangout sobre o tema, sugiro que você clique AQUI. Assista e deixe seu comentário no Canal do Instituto Realize no YouTube, que você pode assinar e receber atualizações de conteúdos em vídeo.

 

Vanessa Milis

Coach e CEO

Instituto Realize