Liberte-se e expresse sua autenticidade | Instituto Realize

Liberte-se e expresse sua autenticidade

Exercemos muitos papéis na vida. Cada área pela qual transitamos exige de nós determinada postura, que somadas à nossa busca de aceitação e reconhecimento podem gerar resultados contrários aos nossos anseios. A verdade é que todas as vezes que nos afastamos da nossa essência nos DESVALORIZAMOS.

Comprove esse argumento puxando da sua memória alguma situação onde tenha se sentido desconfortável após falar algo com o objetivo de agradar alguém, ou na tentativa de ser mais aderente ao ambiente em que estava. Observe que depois do ocorrido ficou com aquela sensação de “porque eu agi assim?”. Quem nunca deu uma “bola fora” porque deixou de ser você mesmo?

Se observarmos o comportamento das pessoas de sucesso, veremos que, quase que por unanimidade, elas apresentam uma visível autoconfiança. E muitas delas contam que nem sempre foi assim.

Boa notícia: a maioria treinou essa capacidade. E se elas podem, você também pode.

Precisamos desenvolver nossa estima ou até mesmo nos vestirmos de alguma ousadia (popularmente conhecida como cara de pau) para treinarmos nossa espontaneidade e autenticidade. Algumas pessoas tem uma autenticidade espontânea que é de encher os olhos de quem as observa. Elas parecem não fazer esforço algum para esbanjar seu estilo, opiniões, pontos de vista, e, mesmo que você não concorde com eles, você acaba admirando pela leveza e desprendimento. Estar de bem consigo é contagiante!

Por outro lado, algumas pessoas precisam treinar para chegar a esse nível. Necessitam se conhecer mais a fundo, porque por algum motivo se desconectaram de sua essência. Fosse para agradar alguém na sua infância, por estarem cercadas de pessoas dominadoras ou por algum recurso de autodefesa que as bloqueou até de si mesmas.

Através do autoconhecimento e uma boa análise da sua história, especialmente por meio do resgate das memórias e sentimentos vivenciados em um momento feliz recordado, é que alimentaremos o melhor de nós. É uma forma de treinarmos vibrar em sintonia mais elevada.

Quando você experimenta fazer um balanço das suas recordações positivas que aqui chamaremos de memórias nutritivas, naturalmente surgirão lembranças danosas, que devido sua alta densidade emocional, costuma ter vida longa em nossas memórias. Não ignore-as! As anote em separado numa lista de eliminação de crenças, pode ser na sua lista do CHEGA – quem já passou por nosso processo de Coaching sabe o poder dessa atividade.

Essas memórias nocivas, quando ignoradas, alimentam sua baixa estima, insegurança, ansiedade e outros cenários emocionais que sabotam as nossas realizações. Elas devem ser enfrentadas, perdoadas e renunciadas. Sim! Renunciadas, jamais ignoradas. Algumas pessoas tem tanto apego ao que lhe faz mal que sempre encontram tempo para alimentar medos e culpas como se fossem animais de estimação. O autoperdão é libertador e encorajador. Desapegue-se de tudo aquilo que impede você de expressar o seu melhor

Você deve estar se perguntando “como faço isso”? No penúltimo parágrafo desse post terá um presente reservado para você

Já ouviu falar sobre o “efeito sombra”? É uma teoria que explica a dualidade humana, entre o que somos e o que gostaríamos de ser, o lado bom e sombrio que cada um de nós carrega na sua natureza humana. Vale a leitura do livro Efeito Sombra, Encontre o Poder Escondido na sua Verdade, de Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson.

A psicologia a tempos já nos alerta sobre as mazelas do nosso ego e das “mentiras” que ele nos prega em relação às nossas expectativas. O próprio Carl Jung argumentou sobre o tema dizendo: “Até mesmo uma vida feliz não pode existir sem uma medida de escuridão, e a palavra “feliz” perderia seu significado se não fosse equilibrada pela “tristeza”. É muito melhor aceitar as coisas como elas vem, com a paciência e equanimidade.”

Para expressar nossa gratidão e compromisso com a sua realização, presentearemos você na última semana do nosso mês de aniversário (outubro de 2015) com um hangout onde ensinaremos gratuitamente uma técnica desenvolvida por nós e utilizada em processo de Coaching. Essa atividade permitirá que você elimine crenças limitadoras, proporcionará uma verdadeira reprogramação mental que elevará sua autoconfiança e impactará sobre a sua performance pessoal. Cadastre seu e-mail no nosso blog e receba com exclusividade esses PRESENTES EXCLUSIVOS que serão disponibilizados no mês de aniversário do Instituto Realize.

Lembrete realize: alertamos que estados emocionais de alta densidade, geralmente ocasionados por situações traumáticas, deverão ser abordados com auxílio de um profissional da área terapêutica da sua confiança. Coaching e terapia são duas aplicações diferentes, que se complementam, sem substituir ou anular uma ou outra. Garanta estar cercado por profissionais responsáveis e comprometidos com a sua vida, que é valiosa demais. Você merece o melhor.

Por Vanessa Milis

3 comentários sobre “Liberte-se e expresse sua autenticidade

  1. Ser autentica, ser eu mesma… uma das ferramentas para alcançar meus objetivos e encontrar a felicidade não só na chegada, mas também na caminhada.

  2. Todas as vezes que nos afastamos da nossa essência nos DESVALORIZAMOS e perdemos grandes oportunidades de crescimento e conquistas com base sólida. Uma brisa mais intensa pode nos desestabilizar e ficarmos sem direção por falta do chão firme.
    Confira e aproveite o presente de aniversário que o Instituto Realize preparou p/ vc!

  3. Felicitaciones por el lanzamiento del blog, se van cumpliendo metas, se van superando obstáculos y van apareciendo nuevos desafíos que habrá que superar. Pero no me cabe la menor duda que con esfuerzo, trabajo, entusiasmo y constancia van a poder lograrlo. Día a día, mes a mes, están demostrando tener eso que hace falta para ser los mejores y dejar una marca en donde otros pasan desapercibidos. Enhorabuena por el lanzamiento y a no bajar los brazos…

Os comentários estão encerrados