Estratégia real (1)

Mindfullness | O caminho para resultados constantes

Entenda porque as grandes organizações multinacionais estão investindo em mindfullness, ou como aqui é conhecido, ATENÇÃO PLENA.
A alguns anos a neurociência vem comprovando a eficácia de técnicas de relaxamento e exercícios mentais como a meditação e a oração para o aumento da concentração e controle sobre as emoções. 
 
Essas atividades além de produzirem sensações de bem estar, aumento da percepção dos fenômenos psíquicos e domínio sobre as emoções, elevam os níveis de produtividade do praticante.
 
Como isso acontece?
Observando participantes de meditação através de ressonância magnética, neurocientistas perceberam que existem quatro fases durante o que foi definido ciclo cognitivo: a primeira de certo desconforto devido a desatenção, o segundo de tomada de consciência dessa desatenção, o terceiro de reorientação da concentração e uma quarta fase intensa e focada. Portanto, é natural que para que o praticante alcance o estado máximo de concentração, aquele que produz resultados sobre o organismo, é necessária alguma persistência e treino. Durante essas fases, áreas distintas do cérebro são ativadas, dentre elas a ínsula anterior, o córtex somatossensorial e o córtex do círculo anterior, o que compõe o chamado círculo de saliência, responsável por regular a percepção das emoções e sentimentos pelo organismo. Além disso são afastados os estímulos de distração o que acontece graças à atividade do sulco frontal superior e do intrapariental. Repetindo o exercício em frequência regular é ativada também uma função do córtex pré-frontal dorsolateral.
Uhh!!! Com tantos nomes científicos, o que vale mesmo é experimentar para
tirar as próprias conclusões.
 
Para praticar sente-se sobre uma almofada com as pernas cruzadas, feche os olhos, inspire (puxando o ar para o diafragma) por 4 segundos, segure por seis (trancando a respiração) e expire por 8 segundos (expulsando o ar lentamente) e desfrute das sensações produzidas por sua respiração. Concentre-se em você, nessa respiração, desconecte-se dessa contagem, perceba seu interior , seus pensamentos como se fosse um espectador externo. Esse simples exercício realizado durante 10 minutos por 21 dias consecutivos fará com que você forme opinião a respeito dos benefícios acima apontados.
meditação

Ilustração Época Negócios/2009

Em diversos experimentos, dentre os participantes observados durante e após as atividades de meditação e contemplação, o que diferenciava seus níveis de atenção e capacidade de auto cura, era o tempo de prática de cada um. Aqueles que praticavam a mais tempo, alcançavam níveis mais elevados de domínio próprio, atenção, concentração e generosidade no dia a dia.
 
oração

Ilustração Época Negócios/2009

Em resumo, quem exercita prolongadamente o domínio da imaginação, pratica técnicas de respiração ou tem rotinas de oração é mais saudável, observador, relaciona-se melhor com as pessoas, tende a encontrar mais facilmente soluções para o dia a dia e é naturalmente mais produtivo.

E você? Está esperando o quê para elevar a sintonia e os resultados da sua equipe? Drible as pressões, é hora de aderir o que expande resultados e qualidade de vida.

 

Por Vanessa Milis

CEO Instituto Realize

(Post escrito e publicado em 19 de agosto de 2013)

 

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