man-achievement | porque estamos aqui?

Porque estamos aqui

É impossível falarmos de realização sem tratar de motivação. Segundo Daniel Pink, o especialista e autor do Best Seller Motivação 3.0, ela é composta por três elementos:autonomia, maestria e propósito. Aqui abordaremos com ênfase o primeiro e o último desses três aspectos.

A experiência nesses quatro anos de atendimentos em coaching, vem mostrando que é o significado atrelado ao senso de propósito que faz uma pessoa realizar ação de qualidade e assim buscar a excelência e alcançar a maestria. É o significado que impulsiona aquele que se propõe a desempenhar determinado papel ou dar forma aos seus anseios e sonhos mais intensos.

Como encontrar significado no que você faz ou deseja fazer sem antes saber quem você é? Esse será o próximo tema que abordaremos mais a fundo.

Existe um ensinamento bíblico que diz: “onde estiver o teu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6:21). Com base nessa sabedoria milenar, é importante que você identifique o que tem maior valor em si, para si (aquilo que não abre mão para trilhar seu caminho, que gera profunda gratidão), para viver em harmonia com os demais, e, especialmente, o que dá a você o poder de despertar o melhor no outro. Aí estará o seu tesouro!

Observando no ponto de vista científico, é relevante lembrar que, em 1954 o psicólogo e pesquisador James Olds, da Universidade de McGill, no Canadá, revelou que a busca pela satisfação e a sensação de vivenciar o prazer da conquista são os dois fatores que impulsionam o ser humano. Por isso o  livro O Segredo vem com a nada secreta orientação de que precisamos “imaginar e sentir o objetivo almejado como se já fosse alcançado”. Aham!!! Nada como o bom conhecimento científico com uma generosa pitada de marketing.

Para entendermos como funciona a dinâmica interna da motivação, também nos baseamos nas pesquisas do Dr. Kent Berridge, da Universidade de Michigan, que mostra que o cérebro tem dois sistemas de recompensa: o primeiro nos leva a querer e o segundo a gostar. Ou seja, sua mente aciona a vontade de alguma coisa e, depois, o prazer por conquistá-la. O querer é mais racional, e o gostar mais sentimental, juntos disparam comandos consistentes e acionam o nosso “código fonte”, as programações no sistema nervoso central. É a intensidade do querer e do gostar que determinarão a intensidade da ação.

Aí está a “pegadinha” que explica porque sabotamos aquela reeducação alimentar e outros projetos que parecem nunca sair do papel. Fica fácil entender que só força de vontade não gera realização, que nesse contexto tem duplo sentido, o de ação e de sucesso.

Como sucesso é muito relativo, está vinculado ao sistema de crenças, valores e referenciais de cada ser humano, aqui nossos fatores de representação do sucesso serão os níveis de AUTONOMIA e AUTENTICIDADE que uma pessoa é capaz de vivenciar.

Falaremos de autenticidade como capacidade de transitar pelas áreas da vida com leveza e ao mesmo tempo com intensidade, sentindo-se a vontade com as suas escolhas e vivendo sob estilo próprio em harmonia com o todo. Autonomia é ser livre para conduzir a própria vida, decidir que atitudes adotar independente da qualidade dos estímulos que o meio proporciona, desfrutando de bem estar real quanto aos padrões que adota como verdades e valores.

Essa dupla expressa o significado da existência de cada um e sua relação com o todo, gera motivação, mexendo com o querer e o gostar, desdobrando-se em realização.

Diante do que analisamos aqui, onde estará o seu tesouro? Por que você está aqui? O que faz da sua vida uma jornada iluminada? O que ativa o seu querer e o faz gostar mais de si, das pessoas ao seu redor e faz sua existência iluminar a vida de outras pessoas?

 

Prossiga conosco nessa jornada de descobertas reveladoras sobre nós mesmos, as oportunidades ao nosso redor e como fazer bom uso delas. Conduza a sua vida! Assuma as rédeas.

Ainda em outubro teremos um hangout que valerá por uma sessão de coaching. O Instituto Realize faz aniversário e o presenteado é você. Convide seus amigos para se cadastrar no nosso blog e receber esse presente exclusivo.

#simplesmenterealize

 

Por Vanessa Milis

Coach | CEO Instituto Realize

 

Um comentário sobre “Porque estamos aqui

  1. Vanessa, peço desculpas, mas não posso deixar escapar a oportunidade de citar a importância dos fatores autonomia e propósito, explorados neste artigo. Há muitos líderes que não estão dando importância ao que as pesquisas na área da ciência social estão nos provando. Se os líderes não assumirem para eles, individualmente os fatores de motivação intrínseca, dificilmente conseguirão contribuir para que as pessoas em sua volta sinta-se engajadas a fazer mais do que está estabelecido na relação de troca entre empregado e empregador, ou seja, trabalho e salário.

Os comentários estão encerrados