verdade-mentira

Postura Coerente | As verdades e mentiras contidas nos seus comportamentos

Nessa noite de terça-feira, dia 14 de outubro de 2015, estivemos a frente de mais uma palestra nas Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping. O tema abordado foi de altíssima relevância e proporcional impacto sobre a vida e resultados das pessoas: postura coerente.

Durante a palestra, realizada em clima cara de bate papo, especialmente por ser um evento para um público muito selecionado, abordamos o tema no seu conceito, causas e meios de ressignificação.

 

Para falarmos de Postura Coerente, é indispensável abordarmos a Dissonância Cognitiva, afinal, é ela quem ganha evidência no dia a dia, quando agimos de forma contrária às verdades que defendemos através de palavras, escritas ou faladas. O impacto dos comportamentos dissonantes costuma ser desastroso na nossa autoestima, relacionamentos e consequentemente para os resultados. Isso acontece porque quando agimos de forma contrária às verdades que defendemos, nossa credibilidade cai desastrosamente, interna e externamente.

 

E por que fazemos isso? Porque temos a tendência de projetar tudo aquilo que abominamos, devido à forte carga emocional envolvida nessas ações. A mente não reconhece o que queremos ou não reproduzir, ela simplesmente reproduz aquilo que entende estar em primeiro plano, ou seja, tudo o que aparece como prioridade na nossa “fila de execução”. E com o tempo nossa parte “não consciente” automatiza esses comportamentos e os transforma em hábitos. Aí está feito o estrago.

 

Como desenvolver a Postura Coerente? Existem várias técnicas para ressignificar comportamentos, a própria PNL – Programação Neurolinguística, nos fornece diversos subsídios para reformular nossos pressupostos, que com pequenos e poderosos ajustes, passam de informações desorganizadas, para reprogramações potencializadas que desencadeiam novos reflexos ante aos estímulos do dia a dia, e passam a consolidar, com o tempo, hábitos construtivos e impulsionadores da nossa autoconfiança e capacidade de realização.

 

O autoconhecimento é valioso nesse processo. Utilizamos em coaching, a sabedoria milenar do Eneagrama, que entra como ferramenta valiosa nesse processo de melhoria contínua, especialmente por se tratar de uma ferramenta horizontal de autodesenvolvimento. Bem aplicado, o Eneagrama vai além de estereotipar perfis, aliás, seu propósito e brilhantismo está em nos evidenciar que não somos um “código fechado”, mas um sistema em constante elaboração, que se reformula a medida que nos permitimos evoluir.

 

Esse é o segredo da verdadeira autorrealização, caminhar de mãos dadas com as Leis Universais da vida: a Harmonia, Vibração e Evolução.

Todo aquilo que vibra em desarmonia sofre, propaga sofrimento e desordem. Consequentemente acaba por estacionar, regredir ou se afastar do próprio desenvolvimento, impactando sobre o meio na mesma proporção. Aí está embasada a lógica da psicossomática, que vem ganhando corpo a cada ano que passa através de comprovações científicas. O corpo registra todas as sabotagens à própria evolução, e a conta dessa semeadura é o desequilíbrio do nosso organismo, e o resto da história você já pode imaginar qual é.

 

Já que aqui o nosso foco é potencializar sua realização, portanto chamamos sua atenção para observar a postura dos grandes homens e mulheres de sucesso da atualidade, aqueles com estilo de vida saudável, que merecem nossos olhares. Um deles é Richard Branson, que parece ter uma vitalidade incansável, provavelmente consequência da paixão e espírito de aventura com o qual vive suas experiências. Um bilionário, que se tornou essa Virgin toda, por, na maior parte das vezes, transformar suas más experiências como consumidor, em alternativas de serviços de excelente qualidade para seus clientes no segmento em questão. Esse é apenas um dos personagens com quem lidamos no dia a dia, nesse sistema de adoção de referenciais que sugerimos aos nossos coachees como “lista de mentores”. Uma excelente maneira de estudar comportamentos, estilos de vida, cases de sucesso, modelar essas práticas e replicar em nossas vidas. Chegar a algum lugar com um referencial é sempre mais fácil, concorda? E quanto mais preciso, melhor. Por isso cerque-se de referenciais de realização, reavalie seus valores, reveja as verdades que defende e pratique-as na sua vida diária, porque suas atitudes depõe a respeito de quem você realmente é.

Abordaremos esse tema mais a fundo no nosso hangout de aniversário que acontecerá na última semana de outubro. Faremos uma verdadeira sessão de coaching especialmente para cadastrados no blog. Fique de olho no seu e-mail, porque através dele você receberá seu link de acesso. Se você ainda não se cadastrou, faça já o seu cadastro e desfrute das vantagens de fazer parte do seleto grupo de gente que realiza.

 

Por Vanessa Milis