Realize (13)

5º Princípio da Realização | INSPIRAÇÃO

Existe a crença de que é preciso encontrar inspiração para realizar grandes obras na vida ou nos negócios. A história de grandes realizadores mostra que, quase como regra, a inspiração os alcançou durante os momentos de trabalho, quando a maioria deles desempenhava suas atividades, ou nas pausas, quando a mente vagava pelo mundo da imaginação.

Identificamos três premissas em centenas de cases de sucesso popularmente conhecidos. Elas foram considerados como tão fundamentais, que compõe a base de praticamente todos os processos de coaching ao redor do mundo:

  1. Referências – pessoas que adotam referenciais, que admiram e contemplam grandes feitos de outros indivíduos, acabam gerando precedentes na sua mente. Esses modelos de referência são como uma teia de informações, tecidas por novas conexões neurais, fruto de registros lógicos e emocionais provenientes na análise, experiência pessoal e sensações que uma pessoa vivencia diante de uma história de sucesso ou superação. Uma excelente opção é adotar mentores, personalidades de sucesso, que você investigue, busque compreender como pensa e embasa suas decisões, estreite laços quase tão profundos que se tornem reais. Lembre-se de que a mente não diferencia realidade vivenciada da imaginada.
  2. Imaginação – o próprio Einstein já afirmou que “se você é capaz de imaginar, é capaz de fazer”. Walt Disney tinha a mesma filosofia. Da Vinci e Jobs também. Independente da época, com muita ou quase nenhuma tecnologia, seja na ciência, artes, negócios ou em qualquer outra área, a capacidade de realização do ser humano, sempre esteve atrelada, de forma direta e proporcional à sua capacidade de imaginar. Essa capacidade geralmente deriva da anterior. O próprio marketing carrega a filosofia em seu DNA de que “nada se cria, tudo se reinventa”. Convenhamos que, tendo um ponto de partida, mesmo que você resolva navegar para rumos diferentes, seu nível de massa crítica já será mais elevado, você já terá prosseguido de um marco mais avançado de largada.
  3. Entusiasmo –  o que lhe parece mais provável? Uma grande ideia ser lançada de alguém desanimado ou “forçado” a criar algo brilhante? Ou a criatividade e a motivação estariam associadas ao prazer, leveza de espírito ou um grande ideal em realizar algo? Acredite, ainda tem quem subestime o poder do entusiasmo, mesmo com os grandes centros acadêmicos mundiais produzindo comprovações científicas muito bem respaldadas pela teoria e validas pela prática. Lembrando que o entusiasmo se manifesta de forma diferente em cada pessoa, dependendo do seu temperamento ou personalidade.

Com base nessa centena de cases de sucesso analisados, defendemos a teoria de que 80% das nossas ações efetivas são provenientes de 20% da inspiração que nos motiva. O que não quer dizer que você tenha que esperar por essa inspiração sentado. Nada disso!

A jornalista Oprah Winfrey, a mais bem paga da história da telecomunicação norte americana, hoje bem sucedida empresária e conhecida como uma das mulheres mais ricas dos EUA, relata em suas entrevistas biográficas, o quão determinada e disciplinada precisou ser para construir sua trajetória de realizações. Outro fenômeno, o Dr. Augusto Cury, escritor mais vendido no Brasil afirmou certa vez:

“As conquistas dependem de 50% de inspiração, criatividade e sonhos, e 50% de disciplina,
trabalho árduo e determinação. São duas pernas que devem caminhar juntas.” (Augusto Cury)

Inspirar é mais do um impulso. Pode acontecer de forma espontânea ou induzida. Seja de uma forma ou outra, a inspiração gera o start para um novo momento. É um poderoso gatilho que dispara nossos recursos cognitivos e gera altos níveis de produtividade.

As ideias mais brilhantes no mundo dos negócios, tecnologias, projetos conceito, foram criadas por alguém que trabalhava no estado da arte ou estado de fluxo. As ideias simplesmente fluem quando você tem referências, imaginação e entusiasmo atuando em conjunto com a inteligência. É importante destacar que aqui estamos falando de inspiração, um princípio da realização que, quando associado com a fé, ganha força e tamanha expressividade que torna um ser humano capaz de alcançar feitos extraordinários. Exercite a sua! E desfrute de cada conquista diária, porque é o nível de atenção e paixão que colocamos no aqui e agora que faz o amanhã valer ainda mais.

“Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!” (Mário Quintana)

 

Já colocou na sua agenda o nosso encontro no hangout do dia 05 de novembro? Seu e-mail já está cadastrado no nosso blog? Aproveite enquanto é tempo e convide outras pessoas. Será uma mega sessão de coaching para a realização integral. Totalmente gratuita. Imperdível!

 

Por Vanessa Milis

#simplesmenterealize

2 comentários sobre “5º Princípio da Realização | INSPIRAÇÃO

  1. Vanessa, Parabéns, muito Sucesso. Feliz de ter te conhecido. Rosane Alves -Joinville

    • Rosane, que bom ver você tão bem e dando passos são significativos pelos caminhos da realização. Obrigada por suas palavras. Chegaram aqui como um abraço. : D

Os comentários estão encerrados