Inteligência_Espiritual

Resiliência | A Inteligência Espiritual na prática

Na noite de 18 de novembro de 2015, teremos uma hangout, uma espécie de web conferência onde pessoas podem interagir a respeito do tema abordado, caso você seja novo nisso, onde falaremos sobre uma das dimensões do SER e elemento do livro que estamos finalizando, entitulado de Realização Integral.

Mas afinal, o que é essa tal inteligência espiritual? Mais um modismo? Acredite, está longe de ser apenas um modismo. É uma tendência, que pessoas de sucesso já aderiram a muito tempo e agora outros mortais estão despertando para essa “nova consciência”.

Antes de falarmos em técnicas, ferramentas e práticas, é preciso deixar claro que espiritualidade não tem nada haver com religiosidade. A espiritualidade amplia a consciência, a religiosidade grande parte das vezes limita. Olhe ao seu redor e tire suas próprias conclusões a respeito disso.

É claro que é possível encontrar a espiritualidade através da religião. Na verdade a religião não tem absolutamente nada de mau, o que acontece é que as pessoas muitas vezes interpretam erroneamente os ensinamentos dela. Por isso, aqui vamos falar de Inteligência Espiritual e dos elementos que a compõe, e deixar a você a tarefa de eleger qual é o ambiente, se é religioso, filosófico, na natureza ou através da ciência que você desenvolverá a sua fé.

Em 2012 Danah Zohar e Ian Marshall lançaram um livro que defende e estrutura a teoria de uma novo coeficiente de inteligência além da cognitiva e emocional: a ESPIRITUAL.

Os autores defenderam que o Coeficiente Espiritual de Todos (QS) seria composto por 12 aspectos:

  1. Autoconhecimento – saber seus valores, suas aspirações e motivações mais íntimas;
  2. Espontaneidade – viver e sentir o aqui e agora com intensidade e consciência presente;
  3. Congruência – agir de acordo com os princípios que defende como verdades;
  4. Holismo – ser capaz de conectar-se com as diferenças, ter uma postura inclusiva;
  5. Compaixão – nutrir uma empatia profunda, sendo capaz de sentir o que o outro sente;
  6. Celebração às diferenças – ser capaz de contemplar a beleza nas distintas formas de ser;
  7. Espaço e autonomia – atuar de diferentes contextos sem perder a própria essência;
  8. Humanidade – saber que é parte de um todo, que todos somos um e agir respeitando essa premissa;
  9. Questões fundamentais – analisar e refletir profundamente sobre o que acontece, o que vivemos e aprendemos para assimilar o seu “porque” e o que acontece na vida;
  10. Capacidade de Reestruturação – ser meio de conexão entre problemas e soluções, estar com a consciência sempre disposta a utilizar o que aparece como barreira como recurso de estruturação;
  11. Uso positivo da dificuldade – analisar os contextos vivenciados como precedentes para o próprios desenvolvimento e das pessoas ao redor;
  12. Senso de significado – perceber seu propósito e chamado para fazer a diferença na vida das demais pessoas.

É tão nítido para você quanto é para mim que, todas essas capacidades alimentam a resiliência?

Ser resiliente implica em resistir sem perder sua forma original, nem somatizar física ou emocionalmente, adoecer, surtar, entrar em colapso ou trocar os pés pelas mãos diante de adversidades ou intempestividades da vida.

Como você avalia seus níveis de inteligência espiritual?Percebe como que esses 12 aspectos tem o poder de impactar sobre os demais coeficientes de inteligência humana? Está disposto a desenvolver o seu QS?

Podemos fazer isso juntos, se você estiver determinado a dar um novo valor e profundidade na sua vida espiritual.

Falaremos na próxima postagem sobre práticas que podem fazer muita diferença na sua qualidade de vida, concentração, relacionamentos (consigo e com os outros) e também nos resultados materiais que você é capaz de produzir. Sim! Gente espiritualizada vive padrões de vida mais elevados. Ou você ainda não observou que o dinheiro está mudando de mãos, por isso essa “crise” toda?

Vejo você no hangout de 18/11 às 20 horas! Cadastre seu e-mail aqui no blog e receba o link de acesso. Juntos vamos construir os mais elevados níveis de desenvolvimento e Realização Integral. Sua vida merece o melhor, não aceite nada menos do que isso.

 

Por Vanessa Milis

Coach e CEO | Instituto Realize

 

#simplesmenterealize

#conduzasuavida

#inteligênciaespiritual

 

 

2 comentários sobre “Resiliência | A Inteligência Espiritual na prática

  1. Fantástico! O blog todo. Deu vontade de passar a tarde toda lendo. Parabéns e muito obrigada.

Os comentários estão encerrados