Realize (4)

Vá além de sonhar, REALIZE!

A internet, literatura, cursos de gestão, liderança, portais de desenvolvimento de ideias embasados em cases de sucesso jorram informações a respeito de meios de transformar projetos em negócios de sucesso, visões em modelos de referência, sonhos em realidade.

O que praticamente ninguém faz, é explicar com a máxima precisão possível, de maneira visual e direta, quais são os fatores que os grandes homens e mulheres de sucesso consideraram para ir além de sonhar e alcançar o máximo patamar de realização.

Uma palavra, recheada de significado e muitos elementos de ação direcionada, os sete aspectos da realização revelados de forma prática:

Recursos – tenha claro em mente quais são os seus valores impulsionadores, missão e propósito. Quem você é na sua essência, a maneira que você utiliza o que tem em mãos define qual o patamar de sucesso irá alcançar. Por isso, aprimore continuamente seu autoconhecimento, esquematize uma poderosa estrutura de estímulos para se motivar e alimente sua autoconfiança continuamente, sempre lembrando de que você é único, mas jamais melhor do que ninguém. Sua importância está em expressar sua autenticidade de forma limpa e generosa.

“Seja uma pessoa que valoriza a essência, não a aparência, cultive os valores mais profundos e não caia na tentação de se tornar um “super” em um mundo de estrelas sem brilho próprio.” (Roberto Shinyashiki)

Estratégia – estruture seus objetivos e classifique prioridades, fracionando metas, afinal, dividir o desafio em blocos, permitirá que você agregue recompensas a cada etapa da superação. Isso gera prazer na mente e multiplica seus estímulos e recursos internos. Além do mais, fracionar o desafio, permitirá que você corrija agilmente a estratégia, sempre que for necessário.

“A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória.  Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.” (Sun Tzu)

Alcance – tenha claro qual o público e território deseja alcançar com suas ações, meça o impacto e efeitos através de pesquisas, provas de conceito e feedback do público alvo. Utilize o Marketing 3.0 de Philip Kotler para aumentar sua aderência ao público que deseja conquistar.

“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.” (Peter Drucker)

Liderança – prepare-se constantemente e posicione-se como autoridade no assunto na área em que você atua. Sustentar aquilo que você defende através das suas atitudes, ser transparente nas suas intenções, ações e resultados é uma forma poderosa de gerar empatia por parte do seu público alvo. As pessoas querem líderes que transmitam verdade e que se importem com o bem estar e sucesso delas, enquanto público alvo.

“A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.” (Martin Luther King)

Inspiração – alimente-se das melhores fontes de referência, seja na sua área de atuação ou em áreas correlatas que permitam que você modele boas práticas e replique no seu projeto, negócio ou metodologia. Referenciais de peso geram impacto positivo sobre você e todos que se relacionam com o que você faz.

Zelo – pessoas bem sucedidas não abrem mão do equilíbrio entre áreas da vida. Em pleno século XXI, as pessoas buscam referenciais de realização especialmente naqueles que transmitem a capacidade em conciliar prazer, vida saudável e resultados. Ninguém mais quer seguir alguém que pareça estar se destruindo por conta de um sonho, que nesse caso, pareceria muito mais um pesadelo. Uma excelente forma de se manter saudável é celebrar a vida que já tem.

“Quanto mais você glorifica e celebra sua vida, mais você tem na vida para celebrar.” (Oprah Winfrey)

Execução – a construção de hábitos, estabelecimento de prioridades e gestão do tempo são pressupostos básicos e infalíveis de uma excelente execução. Utilize modelos visuais de gestão, como o canvas e mantenha seus post-its® atualizados. Quanto mais visível e recente na sua mente estiverem suas estratégias, maiores as chances delas sairem do papel e tomarem forma. O papel aceita tudo. Você é quem tornará possível ou não aquilo que você projetou. Tudo dependerá especialmente da sua disciplina na execução.

“Execução é uma disciplina. Nenhum atleta jamais teve sucesso sem disciplina e treino”. (Ram Charan)

Vamos à prática? Esboce no papel o seu esquema REALIZE. Se você já tem um projeto ou negócio, experimente utilizar essa estrutura para reavaliar o que você vem fazendo e reorganizar o que entender necessário. Jamais subestime os pequenos ajustes, nem tão pouco confie puramente na sua experiência e feeling, eles devem caminhar lado a lado com o planejamento e a execução.

Como um dia disse o grande realizador Thomas Jefferson: 

“Engraçado, costumam dizer que tenho sorte. Só eu sei que quanto mais eu me preparo, mais sorte eu tenho.”

 

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Por Vanessa Milis